Titulo: Entendimento dos Modelos de ChatGPT: Mini, Flash, Pro, Gemini e outros

Imagem da matéria
Fonte da imagem: canaltech.com.br

Com os novos lançamentos de modelos de Inteligência Artificial (IA), é comum encontrar termos como "Mini", "Flash" e "Pro" associados a nomes de modelos de IA, como o ChatGPT e do Google. Essas nomenclaturas estão relacionadas à capacidade, velocidade e limitações das versões de ferramentas de IA.

Na maioria dos casos, as denominações da IA indicam os graus de capacidade, velocidade e raciocínio dos modelos, embora as empresas não tenham divulgado oficialmente isso. A seguir, veremos os detalhes desses termos:

Os modelos "Mini" de IA são caracterizados pelo menor "peso" computacional, ou seja, pela menor capacidade de processamento que a IA necessita para funcionar. Em alguns casos, por serem mais leves, as soluções podem até rodar no celular ou computador, sem depender de conexão com a internet. Essas versões são ideais para tarefas que exigem respostas rápidas e não demandam a máxima capacidade da ferramenta, características perfeitas para que a IA rode em dispositivos móveis, por exemplo. O modelo o3-mini da OpenAI é um dos modelos mais recentes da empresa e líder da família de versões econômicas da IA. A tecnologia oferece raciocínio rápido em matemática e codificação com menor custo e latência (tempo de resposta).

Os modelos "Flash" foram recentemente lançados pelo Google e podem estar relacionados diretamente à velocidade de resposta do chatbot. No anúncio do Gemini 2.5 Flash, foram destacadas suas capacidades de raciocínio lógico rápido a partir de uma grande quantidade de dados que são processados com baixa latência. Em comparação com modelos "Flash", os modelos "Mini" geralmente apresentam menor capacidade para processamento e raciocínio complexo. Além disso, podem não ter acesso a recursos avançados encontrados em modelos Flash, como o "orçamento de pensamento" presente no 2.5 Flash, que otimiza o tempo de processamento conforme a dificuldade da consulta.

Modelos de IA que possuem o termo "Pro" indicam, em sua maioria, versões mais avançadas e poderosas do chatbot, com capacidades de processamento e codificação extendidas e com limite maior. Versões "Pro" de IAs podem conter outros recursos que expandem sua capacidade de resposta e processamento de dados, como o "Deep Research" presente no modelo Gemini e ChatGPT. A decisão de assinar um plano de IA depende da análise do usuário sobre se os recursos pagos da plataforma são adequados para suas necessidades.

Matéria retirada de: canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Inteligência Artificial está reescrevendo o manual de ransomware - as empresas podem manter o passo? (Português do Brasil)

7.300 mAh Bateria Confirmada no Vivo T4 5G após data de lançamento anunciada

Samsung Galaxy Buds Live 2 Primeira Certificação e Detalhes Descobertos