Sente-se saudades podem tratarem a depressão? Comprenda esta ligação estabelecida pela ciência

Saudade: uma nova abordagem para a terapia da depressão
A saudade pode ser um recurso útil na psicoterapia para lidar com os sintomas de autocrítica e autoculpabilização comuns em quadros de depressão, segundo um estudo recente. Os pesquisadores observaram 39 indivíduos com esses sintomas intensos e recorrentes e aplicaram uma dinâmica para estimular os pensamentos saudados.
A dinâmica consistia em fazer um vídeo de 10 minutos usando fotos, vídeos e músicas que trazessem sentimentos de autocrítica e tristeza na primeira parte, e memórias afetivas e significativas do passado na segunda. Os voluntários foram instruídos a assistir ao vídeo diariamente durante uma semana, enquanto refletiam sobre seus sentimentos.
O resultado mostrou que após uma semana, houve uma redução significativa nos pensamentos autocríticos dos participantes, o que indica que a saudade pode ser usada como um recurso emocional na psicoterapia. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que essa abordagem poderia trazer efeitos positivos na saúde mental dos pacientes.
A saudade é uma emoção culturalmente próxima das pessoas, e seu potencial terapêutico precisa ser explorado em estudos maiores, como ensaios clínicos randomizados com pacientes diagnosticados com depressão, segundo o neurocientista Jair Ventura Filho.
Matéria retirada de: olhardigital.com.br
Comentários
Postar um comentário