Por que alguns indivíduos expelem água da boca ao olhar para o sol?

Imagem da matéria
Fonte da imagem: olhardigital.com.br

Experimentou já a sensação impetuosa de espirrar ao sair de um local escuro para uma luz brilhante? Você não está sozinho nessa, pois o fenômeno que você sentiu tem um nome científico: reflexo fótico do espirro ou, em termos mais específicos, a síndrome ACHOO (sigla para Autosomal-Dominant Compelling Helio-Ophthalmic Outburst). Neste artigo, vamos explicar o porquê disso e como isso ocorre.

Esse reflexo fótico do espirro acontece quando uma exposição intensa à luz, principalmente à luz solar, desencadeia espirros involuntários. Essa sensação é mais notável em pessoas que saem de ambientes escuros para locais muito iluminados e ocorre geralmente de uma a dezenas de vezes. Outras fontes intensas de luz, como flashes de câmeras ou refletores, também podem provocar esse fenômeno, embora a luz solar seja o gatilho mais comum.

Esse reflexo é causado por uma interação entre dois nervos cranianos: o nervo óptico e o nervo trigêmeo. O nervo óptico leva informações da visão ao cérebro, enquanto o nervo trigêmeo é responsável pelas sensações faciais, incluindo o controle do espirro. Quando a exposição à luz intensa ativa acidentalmente o nervo óptico, o cérebro interpreta isso como uma irritação no nariz e responde com um espirro.

Apesar de ser uma curiosidade inofensiva, este reflexo fótico do espirro revela aspectos interessantes da interação entre o sistema visual e o sistema respiratório humano. Além disso, estudos recentes apontam que a luz intensa ativa áreas cerebrais ligadas ao reflexo do espirro, criando essa reação incomum.

A condição é herdada geneticamente e se transmite por meio de um padrão autossômico dominante, o que significa que basta um dos pais ter a condição para que o filho também possa apresentá-la. Não surpreende, portanto, encontrar este comportamento repetido em diferentes membros de uma mesma família.

Jornalismo formado pela Anhembi Morumbi, amo futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir a minha paixão pelo jornalismo. Atualmente trabalho como analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Matéria retirada de: olhardigital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Inteligência Artificial está reescrevendo o manual de ransomware - as empresas podem manter o passo? (Português do Brasil)

7.300 mAh Bateria Confirmada no Vivo T4 5G após data de lançamento anunciada

Samsung Galaxy Buds Live 2 Primeira Certificação e Detalhes Descobertos