Óscar anuncia categorias para duplas a partir de 2028

Na última sexta-feira (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma nova categoria para o Oscar. A partir de 2028, quando a premiação celebra os filmes lançados em 2027 e chega à sua centésima edição, o evento contará pela primeira vez com uma categoria de Direção de Dublês.
Este pedido foi feito há muitos anos para a Academia, que sela importância técnica e criativa desses profissionais para a indústria. Eles ganharam destaque nos últimos tempos e tornaram-se até uma premissa de longa-metragens – como no caso de O Dublê, lançado em 2024 por David Leitch.
Leitch, que começou sua carreira na área e hoje atua como diretor e produtor, foi o líder da comunidade de dublês em busca da criação desta categoria. Atualmente, a Academia conta com mais de 100 dublês integrantes do seu departamento de produção e tecnologia, e, por meio de seu CEO, Bill Kramer, enfatizou que “desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”.
As regras para elegibilidade e votação da estatueta ainda não foram anunciadas, devendo apenas ser divulgadas em 2027, junto com o regulamento oficial da centésima edição.
Esta não é a primeira vez – e provavelmente não será a última – que o Oscar faz mudanças em suas categorias. Ao longo de seus quase 100 anos de história, a Academia implementou, modificou e retirou diversas premiações de seus quadros, ajustando a celebração para que ela estivesse mais condizente com seu tempo.
A última mudança realizada foi anunciada no ano passado, quando a Academia estabeleceu uma categoria de Melhor Elenco. A estatueta será entregue a partir de 2026, quando o Oscar celebra sua nonagésima oitava edição e premia os longa-metragens e profissionais que mais se destacaram no ano de 2025.
Comentários
Postar um comentário