Novidade no YouTube: Inteligência Artificial cria música sem direitos autoriares

YouTube apresenta uma novidade que promete melhorar a experiência dos criadores de conteúdo ao facilitar a parte sonora, aliviando-os das preocupações relacionadas às questões de direitos autorais. Essa tecnologia se baseia na Inteligência Artificial (IA) e cria trilhas sonoras personalizadas para o conteúdo publicado no site.
Com o "Assistente de Música" sendo integrado ao Creator Music, mercado de licenciamento musical da plataforma lançado em 2023, qualquer criador pode descrever com precisão o tipo de som que deseja – desde o clima da música até os instrumentos utilizados - e a IA fará o resto do trabalho.
Basta digitar algo como "uma melodia tranquila com piano e violino para um vídeo de viagem" ou mesmo utilizar sugestões prontas fornecidas pelo sistema. Em poucos segundos, a IA do YouTube gera várias opções de trilhas personalizadas, todas gratuitas e liberadas de complicações com direitos autorais.
No vídeo "Creator Insider", canal informal para compartilhar informações técnicas da equipe do YouTube Creator com a comunidade de criadores de conteúdo em geral, podemos ver como essa ferramenta funciona. Ela ajuda até mesmo a sincronizar as batidas com as imagens selecionadas.
É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que o YouTube se aproxima da IA nas trilhas sonoras. No ano passado, eles testaram o Dream Track, uma ferramenta experimental que permitia criar pequenas faixas inspiradas no estilo de artistas famosos. Agora, com o Assistente de Música, a ideia é expandida, focando em trilhas sonoras completas adaptadas às necessidades dos criadores.
Esse novo recurso do YouTube é uma das várias ferramentas de geração de música disponíveis, como as da empresa Stability AI, que tem um modelo de difusão capaz de criar áudio de fundo para projetos, e os modelos AudioCraft e MusicGen de código aberto da Meta também podem sintetizar sons e mídia usando prompts.
Matéria retirada de: olhardigital.com.br
Comentários
Postar um comentário