golpe pela ligação: consulte dicas para nunca mais caer em qualquer

Imagem da matéria
Fonte da imagem: olhardigital.com.br

Você recebe um telefonema. Alguém desesperado afirma ter sido sequestrada e precisar de dinheiro para ser solta. Ela diz-se ser sua irmã, filha, amiga ou qualquer parentesco próximo – e necessita de ajuda urgente. Quem não se encontrou em situações semelhantes?

Relatos similares são comuns, muitas vezes sem nós mesmos possuindo irmãs ou filhas (e assim por diante). O segredo dos criminosos é estabelecer uma sensação de urgência no indivíduo, que acaba tendo pouco tempo para pensar em como agir de forma racional.

Existem formas de prevenir os golpes por telefone antes, durante e depois que eles acontecem. A seguir, dicas para não cair vítima desses ataques.

A internet é vasta, e nunca conheceremos todas as pessoas com acesso ao nosso perfil em uma rede social... a menos que ele esteja fechado. No Instagram, Facebook, X e outras plataformas, sempre há a opção de privar a conta apenas para seguidores e amigos. Nesse caso, eles precisarão enviar uma solicitação e você terá que aprovar manualmente.

Pode parecer extremo, mas golpistas podem explorar seu perfil em busca de informações utilizadas durante os golpes. Por exemplo, saberão se você tem irmãos ou filhos, onde trabalha e quais locais frequenta. É melhor evitar.

Pode ser uma cobrança, uma chamada feita por engano, o número novo de um amigo... ou um golpe por telefone. Nunca se sabe e, nesse caso, há formas de se proteger.

Dispositivos iPhone têm a opção de silenciar telefonemas de números desconhecidos. Celulares Android mais recentes possuem configurações de proteção contra spam. Você ainda pode baixar aplicativos separados que avisam quando uma ligação é spam. O Olhar Digital já explicou como bloquear telefonemas aqui.

Mas e se você estiver esperando uma ligação de trabalho? Ou de outra coisa importante que precisa ser resolvida rapidamente? Nesse caso, mantenha-se atenta e siga as seguintes orientações. Mas nunca, em hipótese alguma, passe informações pessoais.

Os golpistas podem pedir que você não converse com ninguém, alegando que saberão se isso acontecer e machucarão seu ente querido. Faça mesmo assim. Muitos golpes podem ser desmascarados dessa maneira.

Se a pessoa suposta sequestrada não estiver atendendo (o que é bem normal, ela pode estar trabalhando, por exemplo), tente outras pessoas próximas até conseguir alcançá-la. Ligue para a polícia. Por mais que o golpista te ameaçe a não fazê-lo, raramente alguém conseguirá resolver uma situação dessas sozinho.


Matéria retirada de: olhardigital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Inteligência Artificial está reescrevendo o manual de ransomware - as empresas podem manter o passo? (Português do Brasil)

7.300 mAh Bateria Confirmada no Vivo T4 5G após data de lançamento anunciada

Samsung Galaxy Buds Live 2 Primeira Certificação e Detalhes Descobertos