Como foi criado o conceito de "Big Bang"?

Desde a infância, aprendemos na escola que o Universo surgiu da explosão gigantesca do Big Bang, causando a expansão dos cosmos. Hoje, essa teoria é consensual entre cientistas, mas o nome "Big Bang" não sempre foi bem-vindo para todos.
O termo surgiu na década de 1950 e, por muitos anos, foi alvo de polêmicas. O criador foi Fred Hoyle, um astrônomo britânico conhecido pela capacidade de explicar eventos complexos em termos simples.
Na década de 1910, Albert Einstein publicou a teoria geral da relatividade, que revolucionou nossa compreensão do espaço, do tempo e da gravidade.
Muitos cientistas se fascinaram com essa teoria e chegaram às próprias conclusões. O padre católico e físico belga Georges Lemaître foi um dos principais defensores da ideia de que todo o conteúdo do Universo foi criado em uma explosão enorme em um momento específico no passado distante, o que ele chamou de "Big Bang".
Inicialmente, Lemaître não tinha intenção de cunhar o termo. Foi apenas uma explicação simples, pelas quais ele era conhecido. Porém, quando foi impresso na revista The Listener da BBC, a expressão chamou atenção para a ciência. O nome "Big Bang" se tornou popular e, em 1964, os astrônomos Arno Penzias e Robert Wilson detectaram radiofrequência no céu (que ficaria conhecida como radiação cósmica) e confirmaram de vez a hipótese do Big Bang.
Curiosamente, isso não significou que a teoria da nucleossíntese estava errada. Posteriormente, ela foi incorporada à explicação do Big Bang.
Anos mais tarde, na década de 1980, o colega de Fred Hoyle, Fowler, recebeu o Prêmio Nobel de Física por sua pesquisa sobre a origem dos elementos que compõem o Universo. E não dividiu o prêmio com Hoyle.
No final das contas, Georges Lemaître é lembrado como o homem que criou o termo "Big Bang". Ele faleceu em 1966.
O astrônomo Fred Hoyle não concordava com a teoria do Big Bang e levantou novas teorias, como a ideia de que as moléculas que deram origem à vida foram transportadas por outras partes do cosmos (algo que é estudado até hoje). Outra teoria associou a passagem de meteoros com as epidemias na Terra. Essa teoria foi considerada fictícia e rapidamente descartada. Mas não foi à toa: Hoyle se tornou autor de 19 romances de ficção científica, além de peças de teatro e roteiros para TV.
Apesar de ter uma carreira extensa, Fred Hoyle é até hoje lembrado como o homem que criou o termo Big Bang. Ele faleceu em 2001.
Comentários
Postar um comentário