Ataques Cibernéticos ao Setor Público Britânico: a Batalha contra a Criminalidade Cibernética

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Ataques cibernéticos em instituições públicas se tornam cada vez mais frequentes e sofisticados, e com a dependência de nós à tecnologia, as apuestas nunca foram maiores. De acordo com o Levantamento Anual sobre Segurança Cibernética nas Empresas do Reino Unido em 2024, metade das empresas (50%) e cerca de um terço de instituições sem fins lucrativos (32%) sofreram ataques ou violações cibernéticas no ano passado. Dada a escala destes ataques, é óbvio que entidades governamentais, que possuem vastas quantidades de dados sensíveis, também são alvos atraentes.

Cibercriminosos podem explorar vulnerabilidades em sistemas e processos da administração pública com ataques por correio eletrônico enganoso (phishing), ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), cripto-extorsões e mais. Dados sensíveis como registros pessoais, detalhes financeiros e inteligência classificada são valorizados pelos cibercriminosos, tornando instituições públicas alvos ideais para roubo de dados e cripto-extorsões.

Além disso, tensões geopolíticas significam que ataques com o objetivo de desabilitar serviços também são frequentes. Com perdas financeiras aumentando, a confiança pública em risco e sistemas informáticos antiquados criando enormes vulnerabilidades, há uma urgência para ação. Por modernizar a infraestrutura de TI, fortalecer a capacidade de resposta às ameaças, aumentar o financiamento e endereçar a falta de profissionais qualificados no setor cibernético, o governo pode proteger serviços públicos contra ameaças cibernéticas.

Falhar em atuar agora levará apenas a maiores perdas financeiras, mais desabilitações e um setor público ainda mais vulnerável. Portanto, a segurança cibernética deve ser uma prioridade para proteger serviços públicos, dados e finanças contra uma ameaça cibernética em constante evolução.


Matéria retirada de: techradar.com

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