Apple perde US$ 640 bilhões no mercado de valores nas três últimas sessões, devido às tarifas de Trump

7 de março foi um dia turvo no mercado de ações global. As novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causaram uma crise significativa em algumas empresas, com destaque para a Apple, que perdeu mais de US$ 640 bilhões em apenas três dias.
Na última semana, a gigante norte-americana teve queda de 19% no valor das suas ações. O principal motivo da crise é a dependência da Apple com o mercado chinês; China foi o principal alvo das taxas de Trump, que recebeu uma tarifação de 54% em exportações para os EUA.
Além do mercado chinês, a Apple também tem linhas de produção em países como Vietnã, Tailândia e Índia, todos afetados pelas novas tarifas. Isso fará com que as custos da empresa na fabricação dos seus produtos aumentem significativamente, levando a possíveis prejuízos a longo prazo.
Analistas de mercado acreditam que a única alternativa viável para a Apple seria aumentar os preços dos seus produtos, para cobrir os custos adicionais. No cenário atual, é esperado que os iPhones e outros dispositivos da marca sofram um aumento de aproximadamente 30%, ou eles podem sofrer prejuízos de cerca de 15% para cada produto vendido.
Embora as previsões se referissem especificamente ao mercado norte-americano, a decisão também afetaria outros países, como o Brasil. Por ser algo recente, a Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas existe a possibilidade de vermos os efeitos disso nos seus próximos lançamentos.
Comentários
Postar um comentário