8 dicas para se tornar menos visível na Internet

Todas as pessoas que utilizam a internet para algo, seja fazer compras online, acessar o banco digital ou simplesmente ter uma rede social, deixam rastros com várias informações pessoais. Caso você não goste disso, saiba que é possível tomar algumas medidas para "desaparecer da web".
Se a sua presença na internet é muito forte, dificilmente você vai conseguir sumir completamente da web. Porém, é possível reduzir significativamente a quantidade de informações pessoais disponíveis nesse meio. Na sequência deste conteúdo trazemos 8 dicas para ajudá-lo nessa missão.
Ao fazer uma compra, escanear um código QR ou colocar o seu e-mail para se inscrever em algum serviço, provavelmente você terá os seus dados vendidos a terceiros por meio das chamadas corretoras de dados. Entretanto, é possível pedir a remoção das informações para cada uma das corretoras. O primeiro passo é pesquisar o seu nome no Google e verificar quais sites aparecem nos resultados da busca. Então, acesse-os um por um e siga o processo individual deles para retirar as informações que compartilhou.
Além disso, é importante excluir suas contas online em e-commerces e redes sociais, cancelar a sua assinatura em newsletters e qualquer outra lista de e-mail. Para fazer isso é bem simples, geralmente, essa opção aparece no final do e-mail, como na imagem abaixo:
Além disso, é recomendável utilizar e-mails alternativos para se cadastrar em sites e preferir navegadores focados em privacidade, como o Firefox e Brave, com extensões de bloqueio de rastreadores. O uso de uma VPN confiável também pode ajudar, pois esconde o endereço IP verdadeiro e dificulta o rastreio da sua navegação.
Comentários
Postar um comentário