5 invenções reais criadas na edifício da Lumon, da série Breaking Bad

Imagem da matéria
Fonte da imagem: canaltech.com.br

A série Ruptura, disponível na Apple TV+, é tão competente em criar um clima corporativo opressivo que parece ter sido feito especialmente para as gravações. Porém, o prédio principal da fictícia Lumon, no centro da série, não foi construído especificamente para filmes - sua construção é real e os seus trabalhadores contribuíram de maneira incrível com grandes invenções científicas modernas.

Esse prédio foi encomendado pelo braço de pesquisa da gigante da telefonia AT&T, Bell Laboratories - conhecida como Bell Labs -, ao arquiteto fino-americano Eero Saarinen e construído em Holmdel, no estado americano de Nova Jérsei, em 1962.

Nesse local, pesquisadores criaram conceitos e invenções que definiram a tecnologia moderna, fundamental para o surgimento de celulares, computadores e internet. Um dos funcionários dessa Bell Labs que revolucionou a tecnologia foi Claude Shannon. O matemático foi muito importante para a área crescente da criptografia, e enquanto trabalhava lá, escreveu artigos seminais como Uma Teoria Matemática da Comunicação e Uma Teoria Matemática da Criptografia.

Nessas obras, ele estabeleceu a base e praticamente criou o campo da Teoria da Informação, onde surgiu a primeira unidade de armazenamento computacional, o bit (redução de binary digit, digito binário, em inglês).

O diodo emissor de luz (do inglês light-emitting diode, sigla LED) também surgiu sob o teto da Bell Labs, obra do engenheiro Nick Holonyak Jr. Em 1962, ele demonstrou como um diodo laser semicondutor podia emitir luz visível, tecnologia amplamente usada nas telas de TVs e celulares.

O Unix é um sistema operacional utilizado em computadores e servidores ao redor do mundo, sendo uma das bases do macOS, sistema que a Apple criou e utiliza há décadas. Sua criação começou com o Unix da AT&T, desenvolvido na Bell Labs, e juntamente à linguagem de programação C, também inventada no local, lançou a base para inúmeros sistemas operacionais modernos.

Embora não criadas exatamente no prédio em questão, as células dos painéis fotovoltaicos tiveram sua criação intrinsecamente ligada à Bell Labs. O primeiro painel solar comercial surgiu em 1881, pelo inventor americano Charles Fritts, mas teve um de seus designs modernos criados por Russell Ohl, em 1939.

Foi com base nesse design que a Bell Labs criou, em seus laboratórios, a primeira célula de silício comercialmente viável do mundo, em 25 de abril de 1954.

Seis prêmios Nobel podem ser creditados a pesquisadores que trabalharam na Bell Labs: um dos mais importantes foi dado ao astrônomo e físico Arno Allan Penzias em 1978, que, junto a Pyotr Kapitsa, descobriu a radiação cósmica de microondas de fundo, através de medições e experimentos feitos no famoso prédio. A descoberta foi uma evidência importante para provar a teoria do Big Bang sobre a origem do universo.


Matéria retirada de: canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Inteligência Artificial está reescrevendo o manual de ransomware - as empresas podem manter o passo? (Português do Brasil)

7.300 mAh Bateria Confirmada no Vivo T4 5G após data de lançamento anunciada

Samsung Galaxy Buds Live 2 Primeira Certificação e Detalhes Descobertos